Porém, o anúncio foi eclipsado em parte pela rival OpenAI, que na segunda-feira tinha apresentado a ChatGPT-4o, uma nova versão, gratuita, mais rápida e com capacidades melhoradas da sua popular plataforma.
No seu encontro anual de desenvolvedores, a Google detalhou que a sua novidade "destaca-se em resumos, aplicações de plataforma de diálogo, subtítulos de imagens e vídeos, extração de dados e documentos extensos, entre outros".
Na base está um processo designado 'destilação', que consiste na transferência de conhecimentos e capacidades essenciais de um modelo maior para um outro mais pequeno e mais eficiente.
A Google anunciou que o Gemini 1.5 Flash está disponível para os desenvolvedores o testarem na Google AI Studio e Vertex AI a partir de terça-feira.
A Google abriu o Gemini 1.5 Pro aos subscritores ds Gemini Advanced - que custa 19,99 dólares por mês -- em mais de 35 idiomas.
Oura novidade anunciada foi a da disponibilização imediata das nova função da IA de Gemini, a 'Gems', que vai permitir personalizar uma plataforma de diálogo, por exemplo, para criar um treinador pessoal, um 'chef' ou um professor de escrita criativa, para os assinantes da Gemini Advanced.
Este é um produto similar ao GPT da OpenAI, que permite criar plataformas de diálogo ChatGPT personalizados, o às plataformas personalizadas da Meta.
Leia Também: O novo ChatGPT vai mudar a sua vida e estes vídeos vão convencê-lo