O multimilionário japonês Yusaku Maezawa anunciou que decidiu cancelar a viagem até à Lua a bordo do foguetão Starship da SpaceX, indicando que a decisão é resultado dos sucessivos adiamentos.
Maezawa conta numa publicação partilhada na rede social X que assinou contrato em 2018 e que, na altura, a expetativa era que a missão fosse lançada em 2023. No entanto, Maezawa nota que “ainda é incerto quando é que o Starship será lançado”.
“Não consigo planear o meu futuro nesta situação e sinto-me péssimo por fazer os membros da tripulação esperarem mais tempo, daí a decisão difícil de cancelar neste momento. Peço desculpas a quem estava entusiasmado com este projeto”, escreveu Maezawa.
Serve recordar que a SpaceX ainda se encontra a testar o Starship, com a última ocasião em que o foguetão foi lançado a tornar evidente que ainda há trabalho a fazer para que seja lançada a primeira missão oficial.
I can’t plan my future in this situation, and I feel terrible making the crew members wait longer, hence the difficult decision to cancel at this point in time.
— Yusaku Maezawa (MZ) (@yousuckMZ) June 1, 2024
I apologize to those who were excited for this project to happen.
Leia Também: Foguetão Starship da SpaceX pode voltar a descolar já no próximo mês