"Tenho o prazer de anunciar que a primeira tentativa de lançamento terá lugar no dia 9 de julho. O Ariane 6 marca uma nova era de viagens espaciais autónomas e versáteis na Europa", disse o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, em conferência de imprensa.
Segundo o diretor-geral da ESA, este foguetão é o "culminar de muitos anos de dedicação e engenhosidade de milhares de pessoas em toda a Europa"
"Gostaria de agradecer às equipas no terreno pelo trabalho incansável, trabalho de equipa e dedicação nesta última reta da campanha de lançamento inaugural. O Ariane 6 é o foguete da Europa para as necessidades de hoje, adaptável às nossas ambições futuras", sublinhou.
Destinado a suceder ao Ariane 5, que fez o seu último lançamento em julho do ano passado, o Ariane 6 tem finalmente data para entrar em atividade após quatro anos de atrasos, pois estava inicialmente previsto para entrar em atividade em 2020.
A luz verde para o lançamento inaugural resultou de uma decisão conjunta da ESA, do fabricante ArianeGroup e do CNES, que fornece a infraestrutura portuária da estação espacial em Kourou.
Inicialmente previsto para 2020, o primeiro voo do Ariane 6, concebido para enfrentar a concorrência do americano Space X, foi adiado diversas vezes devido à pandemia de covid-19 e a dificuldades de desenvolvimento.
Leia Também: Vídeo mostra sonda chinesa a pousar no lado mais afastado da Lua