Os aficionados por observação do céu noturno por todo o mundo tiveram a oportunidade de contemplar a conhecida 'Lua de Morango'.
Esta lua cheia de junho, apesar do seu nome, não se pareceu com um morango, mas sim com um globo grande e brilhante e surgiu apenas um dia após o solstício de verão.
A NASA explicou que, uma vez que a lua cheia é oposta ao sol, esta lua de morango brilhou mais baixo no céu do que o habitual, que faz que tenha um aspeto alaranjado.
Recorde-se que uma Super Lua acontece "sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas", segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O nome 'Lua de Morango' deve-se ao facto desta Lua cheia ser a última da primavera ou a primeira do verão, um período em que frutos silvestres (como os morangos) estão no ponto certo para serem colhidos. O nome tem então uma origem antiga e que tem sido passada ao longo de várias gerações.
A lua atingiu o auge pelas 21h08 (ET) de 21 de junho, 02h08 de 22 de junho em Portugal continental. A lua aparecerá cheia durante cerca de três dias por volta desta altura, até à manhã de domingo.
Veja na fotogaleria acima as fotografias captadas um pouco por todo o mundo.
Leia Também: Japão mais perto de lançar para o Espaço o primeiro satélite de madeira