James Webb pode ter detetado exoplaneta com atmosfera e oceano

O LHS 1140 b fica a 48 anos-luz da Terra.

Notícia

© ESA

Miguel Patinha Dias
11/07/2024 12:13 ‧ 11/07/2024 por Miguel Patinha Dias

Tech

Espaço

Um grupo de astrónomos recorreu ao Telescópio Espacial James Webb para identificar um exoplaneta que, pelas observações recolhidas, parece reunir as condições certas para ter uma atmosfera densa.

O exoplaneta em questão dá pelo nome de LHS 1140 b e fica a 48 anos-luz da Terra e tem cerca do dobro do tamanho do nosso planeta. As observações foram feitas no final do ano passado, numa colaboração entre as agências espaciais dos EUA, do Canadá e também da Europa.

Com base nestas observações foi considerada possível a existência de uma atmosfera densa e, neste caso, haveria a possibilidade de existir um oceano em estado líquido - mesmo que o LHS 1140 b seja provavelmente um mundo gelado como a lua Europa de Júpiter.

“O LHS 1140 b é um dos melhores exoplanetas pequenos na zona habitável capaz de suportar uma atmosfera espessa e podemos ter encontrado evidências de ar neste mundo”, afirmou o co-autor do estudo da Universidade de Michigan, Ryan MacDonald. “Provavelmente precisaremos de anos de observações adicionais para garantir uma detecção concreta de uma atmosfera no LHS 1140b, mas é promissor que o reconhecimento inicial esteja a valer a pena".

Leia Também: James Webb capta fotografias (impressionantes) de estrela em formação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas