Um grupo de astrónomos recorreu ao Telescópio Espacial James Webb para identificar um exoplaneta que, pelas observações recolhidas, parece reunir as condições certas para ter uma atmosfera densa.
O exoplaneta em questão dá pelo nome de LHS 1140 b e fica a 48 anos-luz da Terra e tem cerca do dobro do tamanho do nosso planeta. As observações foram feitas no final do ano passado, numa colaboração entre as agências espaciais dos EUA, do Canadá e também da Europa.
Com base nestas observações foi considerada possível a existência de uma atmosfera densa e, neste caso, haveria a possibilidade de existir um oceano em estado líquido - mesmo que o LHS 1140 b seja provavelmente um mundo gelado como a lua Europa de Júpiter.
“O LHS 1140 b é um dos melhores exoplanetas pequenos na zona habitável capaz de suportar uma atmosfera espessa e podemos ter encontrado evidências de ar neste mundo”, afirmou o co-autor do estudo da Universidade de Michigan, Ryan MacDonald. “Provavelmente precisaremos de anos de observações adicionais para garantir uma detecção concreta de uma atmosfera no LHS 1140b, mas é promissor que o reconhecimento inicial esteja a valer a pena".
Leia Também: James Webb capta fotografias (impressionantes) de estrela em formação