Já passaram mais de oito semanas desde que a cápsula Starliner vem lançada para a Estação Espacial Internacional e, até ao momento, a NASA e a Boeing continuam sem data para o regresso à Terra. A missão era suposto ter até dez dias de duração.
Depois de identificados alguns problemas técnicos com a Starliner, tanto a NASA quanto a Boeing consideraram ter as condições reunidas para seguir em frente com o lançamento. Todavia, a chegada que - poderia acontecer a partir do dia 14 de junho - foi sendo sucessivamente adiada.
A NASA está agora a avaliar alternativas à utilização da Starliner e, ao que parece, pode até considerar lançar uma cápsula Crew Dragon para fazer regressar dois dos seus astronautas.
"A NASA está a avaliar todas as opções para o regresso dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams da Estação Espacial Internacional da forma mais segura possível”, pode ler-se no comunicado da NASA partilhado pelo site Ars Technica. “Não foi tomada nenhuma decisão e a agência continuará a fornecer atualizações sobre os seus planos".
Entretanto, diz o site SpaceNews que a Boeing terá adicionado 125 milhões de dólares (114,7 milhões de euros) em perdas resultantes deste adiamento da Starliner - com a empresa a já ter tido um total de 1,6 mil milhões de dólares (1,46 mil milhões de euros) em perdas decorrentes da situação da Starliner.
Leia Também: Astronautas "não estão encalhados", afirma NASA