Comprar um novo telemóvel significa que, por muito simples e intuitivas que sejam as aplicações e ferramentas de transferência de dados, terá sempre de passar algum tempo a tratar do ‘setup’ do novo dispositivo.
A situação não é muito diferente com um iPhone e é certo que terá sempre de fazer uma outra alteração para ter uma melhor experiência com o seu novo dispositivo. O site TechRadar tem algumas sugestões e aconselha as cinco mudanças que deve fazer assim que adquirir um novo telemóvel da Apple.
A primeira está relacionada sobretudo com a forma como acede às suas aplicações mais usadas e, para tal, deve investir na personalização do menu na base do ecrã. Como talvez já tenha reparado, esta pequena ‘gaveta’ de aplicações na página inicial tem espaço para apenas quatro ícones.
Sim ícones, não aplicações. Isto porque pode perfeitamente usar um ou dois espaços nesta área para servirem de pastas para as suas apps mais usadas. Uma das pastas pode, por exemplo, ser dedicada a redes sociais e apps de mensagens, enquanto outra pode ser usada para armazenar os serviços de streaming ou jogos que mais usa.
Outra forma de melhorar a experiência do iPhone é reduzir o número de sons resultantes da interação com o telemóvel. Não estamos, obviamente, a falar de sons relacionados com chamadas ou de notificações de mensagens. Por muito disruptores que se possam tornar, estes sons ainda servem um propósito específico - ao contrário de todos os pequenos sons emitidos quando toca numa tecla enquanto escreve uma mensagem.
Esta é uma pequena alteração que poderá fazer muito para melhorar a experiência com o novo iPhone, mas não é a única. Há também outras duas mudanças que também podem ter o mesmo efeito.
Uma delas está relacionada com a bateria e vai ajudá-lo a ter uma melhor ideia do nível de energia que ainda tem disponível. Ao invés de ter apenas um ícone no canto superior direito que alterna entre três cores dependendo do nível de energia (branco, amarelo e vermelho), escolha exibir a percentagem de bateria ainda disponível e verá que poderá planear muito melhor o resto do seu dia.
A segunda alteração diz respeito à câmara ‘selfie’. Ao tirar a sua primeira ‘selfie’ com o novo iPhone poderá ter reparado que funciona como se fosse um espelho, colocando assim qualquer ‘lettering’ e sinais ao contrário do seu formato original. Mesmo que a fotografia fique de forma correta, pode escolher tirar este efeito para que surja sem que a imagem esteja ‘invertida’.
Por fim, a quinta alteração sugerida pela publicação diz respeito ao Back Tap, uma funcionalidade presente na área dedicada à acessibilidade do iPhone e que lhe permite aceder qualquer funcionalidade bastando um toque seco na traseira do dispositivo móvel.
Esta funcionalidade permite-lhe ter um atalho disponível diretamente para uma opção à sua escolha, seja ela acesso à assistente digital Siri ou até para chamar a câmara fotográfica mais rapidamente sem ter de aceder à app dedicada.
Pode ser uma opção menos válida para quem tem um iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max - que estão equipados com um botão de Ação que já serve esse propósito - mas é ainda assim uma opção útil para quem tem qualquer outro modelo do telemóvel da Apple.