"Na sequência das nossas negociações com os responsáveis do Instagram, vamos desbloquear o acesso a partir das 21:30 locais [18:30 TMG], depois de eles se terem comprometido a responder aos nossos pedidos", anunciou Abdulkadir Uraloglu, o ministro dos Transportes e das Infra-estruturas responsável pela questão, na rede social X.
A plataforma está bloqueada desde a manhã de 02 de agosto por razões pouco claras, incluindo acusações de "censura" e de conteúdos ilegais.
No sábado à noite, o ministro referiu-se a "infrações relacionadas com os conteúdos" disponíveis no Instagram.
Contudo, o diretor de comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun, acusou a plataforma de "censura" e afirmou que o Instagram estava "a impedir as pessoas de publicar mensagens de condolências pelo martírio de Ismail Haniyeh", líder do Hamas, morto no Irão.
"Desde o início, quisemos que as plataformas de redes sociais respeitassem as leis da República", insistiu Uraloglu.
Na Turquia, há mais de cinquenta milhões de pessoas no Instagram (de uma população de 85 milhões), muitas das quais fazem negócios no valor de 57 milhões de dólares por dia, segundo o vice-presidente da Associação de Operadores de Comércio Eletrónico, Emre Ekmekçi.
O acesso ao popular jogo em linha Roblox, do qual a Turquia é um dos utilizadores mais fervorosos, permaneceu bloqueado hoje pela quarta noite.
Leia Também: Turquia acusa Israel de "crime contra a humanidade" após ataque a escola