A empresa de cibersegurança iVerify lançou o alerta de que “uma grande percentagem” de telemóveis Pixel da Google têm sido lançados com uma vulnerabilidade de segurança - a qual assume a forma de um software que pode ser manipulado de forma a dar acesso aos dispositivos.
O software em questão serve para lojas a retalho colocarem os telemóveis em exibição nas respectivas localizações, dando acesso privilegiado a determinadas áreas do sistema.
“A vulnerabilidade da aplicação deixa milhões de dispositivos Pixel com Android suscetíveis a ataques ‘man-in-the-middle’, dando aos cibercriminosos a capacidade de introduzir código malicioso e ‘spyware perigoso”, alerta a iVerify. A empresa de cibersegurança refere que os hackers podem recorrer a esta vulnerabilidade para executarem código e levarem a cabo cibercrimes.
A Google já reagiu e, em comunicado ao The Washington Post, adianta que está a trabalhar numa solução. “Por precaução, iremos remover [este software] de todos os dispositivos Pixel compatíveis no mercado com uma próxima atualização de software”, pode ler-se no comunicado.