Há exatamente uma semana que a Madeira é assolada por um grande incêndio, já tendo sido registados 4.392 hectares de área ardida, segundo os dados divulgados na última terça-feira.
Com base nos dados de satélite recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (Copernicus), a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (VOST Portugal) e a plataforma para monitorização de incêndios Fogos.pt, criaram um vídeo que mostra a dimensão da área afetada pelo incêndio até às 11h42m do passado dia 19 de agosto, segunda-feira.
ℹ️ Área afetada pelo #IRMadeira que está em curso desde dia 14 de agosto, vídeo elaborado com base nos dados de satélite recolhidos pelo @CopernicusEMS no dia de ontem (19AGO) às 11h42m. @CopernicusEMS // @FogosPt pic.twitter.com/G0ppdhY5wP
— VOST Portugal (@VOSTPT) August 20, 2024
Note-se que os dados mais recentes revelavam que, até às 12h00 de dia 20 de agosto, a Madeira tinha registado 4.392 hectares de área ardida, na sequência do incêndio que atinge a região, segundo o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), António Nunes, que citou dados do Copernicus.
Durante o ano de 2023, o total de área ardida na região autónoma foi de 5.154 hectares.
Leia Também: Miguel Albuquerque visita hoje zonas afetadas pelo incêndio na Madeira