Se tem um telemóvel com sistema operativo Android é provável que tenha recebido uma mensagem de alerta relacionado com o sismo desta manhã de segunda-feira, dia 26. Pois bem, o Sistema de Alerta de Sismo do Android trata-se de uma funcionalidade criada pela própria Google destinada a servir como um primeiro alerta.
“O Sistema de Alerta de Sismo do Android é um serviço gratuito que deteta sismos em todo o mundo e pode alertar os utilizadores do Android antes do início do tremor”, pode ler-se no site da Google onde a funcionalidade é explicada.
Neste site é referido que o sistema é ativado quando é detetado um sismo com magnitude superior a 4.5 e, tendo em conta que este sismo com epicentro ao largo da costa teve 5.3, foram reunidas as condições para que o alerta fosse enviado.
Além deste primeiro alerta, a notificação serve também para dar conselhos de como se pode agir em casos mais graves. Calçar os sapatos, verificar o gás e evitar edifícios danificados estão entre os conselhos oferecidos pela Google.
Leia Também: "Está a tremer tudo". Youtuber SirKazzio reage a sismo em live