Os detentores de telemóveis Android começaram esta segunda-feira, dia 26, com um alerta de sismo sob forma de notificação. Esta funcionalidade faz parte do Android mas, infelizmente, para os utilizadores de iPhone, não é oferecida de raiz pelos telemóveis da Apple.
Como se pode ver no fórum oficial da Apple, o tema foi discutido numa publicação partilhada há pouco mais de um ano e foi até comparado com o sistema operativo Android. A melhor resposta apontava apenas para notificações que podem ser apresentadas a partir de alertas emitidos pelo governo, não estando portanto ao nível do que é oferecido pela Google.
Ainda assim, há uma forma de conseguir preencher esta ‘lacuna’ do iPhone. Para tal, recomenda-se que instale a aplicação oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) desenvolvida pela Gisgeo Information System.
A app sismos@IPMA para iPhone (e também disponível para Android) permite aos utilizadores verem a localização de eventos sísmicos.
“A informação reportada pela sismos@IPMA é obtida a partir dos dados gerados pelo sistema de vigilância sísmica do IPMA, distribuído pelos Centros operacionais do Continente e dos Açores, com recurso à rede sísmica nacional instalada no Continente e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A informação é depois complementada com estações sísmicas pertencentes a outras entidades nacionais e internacionais”, pode ler-se na publicação do instituto.
Se quer manter-se alerta em relação a potenciais sismos, esta app pode ajudá-lo a estar atualizado e saber se o que sente é ou não um sismo.
Leia Também: "Até a barraca abana". Os melhores 'memes' do sismo sentido em Portugal