De acordo com uma publicação da Forbes.ru, o regulador russo das telecomunicações Roscomnadzor considera necessário atualizar os equipamentos técnicos de luta contra ameaças (TSPU, na sigla em russo) instalados nas redes dos operadores, devido ao aumento do tráfego na Internet.
Os peritos consultados pela Forbes.ru afirmaram que a modernização dos TSPU permitirá ao regulador lutar mais eficazmente contra as redes privadas virtuais (VPN), que são utilizadas pelos internautas para contornar a censura no ciberespaço.
As TSPU, de acordo com uma lei que entrou em vigor em 2019, são instaladas e geridas pela Roscomnadzor nas redes de todos os operadores e filtram o tráfego da Internet, abrandando uns ou outros recursos, razão pela qual os operadores lhes chamam frequentemente "caixas negras", uma vez que não sabem o que fazem nas suas redes.
De acordo com o projeto, o desenvolvimento de um sistema de segurança automatizado irá aumentar o rendimento das TSPU instaladas nos centros de comunicação para 725,6 Tbit/s e o nível de eficácia na limitação do acesso às VPN em até 96%.
Leia Também: Fórum lusófono debate IA e inclusão digital a partir de Cabo Verde