O período de pré-compra da série iPhone 16 tem início esta sexta-feira, dia 13, e se quer garantir que recebeu o novo telemóvel da Apple no dia de lançamento, é bom que saiba bem qual o modelo mais indicado para si.
Será que deve escolher o iPhone 16 e 16 Plus ou, por outro lado, deve optar pelos mais potentes iPhone 16 Pro e 16 Pro Max? Pois bem, o site 9to5mac reduziu estes modelos ao essencial e revela as principais vantagens dos modelos Pro em relação às suas versões standard.
A primeira e também a mais óbvia diz respeito aos tamanhos dos ecrãs. Ao contrário dos modelos anteriores do telemóvel da Apple, em 2024 os modelos Pro têm maiores ecrãs do que os ‘standard’. Serve recordar que, enquanto o iPhone 16 e o 16 Plus têm ecrãs de 6,1 e de 6,7 polegadas (respetivamente), o iPhone 16 Pro conta com 6,3 polegadas e o iPhone 16 Pro Max vai até às 6,9 polegadas. Serve sublinhar que o iPhone 16 Pro Max é o telemóvel da Apple com maior ecrã de sempre.
O facto destes modelos Pro terem um maior ecrã traduz-se também numa melhor autonomia. Caso os utilizadores decidam usar toda a bateria destes telemóveis para verem vídeos, diz a publicação que o iPhone 16 tem autonomia para 22 horas, o iPhone 16 Plus e o iPhone 16 Pro para 27 horas e o iPhone 16 Pro Max para 33 horas. Mesmo que o Plus e o Pro tenham a mesma autonomia, existe uma clara vantagem destes topos de gama.
Por fim, a câmara continua a ser um dos grandes argumentos para apostar nos modelos Pro do iPhone. Estes dois modelos estão equipados com um terceiro sensor que proporciona zoom ótico 5x. A ultra angular também foi alvo de uma melhoria e, ao invés dos 12MP deste sensor nos modelos ‘standard’, os Pro têm pela primeira vez um sensor de 48MP.
Além destas especificações, serve notar que o iPhone 16 Pro e 16 Pro Max contam com melhor tecnologia de estabilização de imagem, melhor qualidade no modo retrato em fotografias noturnas, formato de fotografia ProRAW, vídeo ProRes e também um modo em ‘câmara lenta’ com resolução 4K e 120fps.
Se alguma destas três áreas são o motivo pelo qual está decidido entrar nesta nova geração do telemóvel da Apple, é provável que fique mais satisfeito com a escolha de um topo de gama.
Leia Também: Quando chega o iPhone 16 a Portugal? As datas que deve saber