A Nintendo e a The Pokémon Company decidiram avançar com um processo contra a produtora japonesa Pocketpair, responsável pelo jogo ‘Palworld’ lançado em ‘early access’ no começo do ano para as consolas Xbox e PC e foi acusado de plagiar 'Pokémon'.
“Esta ação pretende uma providência cautelar contra infração e indemnização por danos, alegando que o ‘Palworld’, jogo desenvolvido e lançado pelo Réu, infringe múltiplos direitos de patente”, pode ler-se no processo partilhado pelo site The Verge.
Do seu lado, a Pocketpair partilhou uma publicação na rede social X onde diz estar ao corrente do processo, mas que "não tem conhecimento das patentes específicas" de que é acusada de infringir.
"É realmente lamentável que sejamos forçados a alocar um tempo significativo a assuntos não relacionados com o desenvolvimento de jogos devido a este processo", pode ler-se no comunicado. "No entanto, faremos o nosso melhor pelos nossos fãs e para garantir que os criadores de jogos independentes não são impedidos ou desencorajados de prosseguir com as suas ideias criativas".
Serve recordar que a The Pokémon Company já havia indicado que poderia avançar com um processo judicial contra a Pocketpair. No final de janeiro, a empresa responsável por ‘Pokémon’ afirmou ter “intenções de investigar e tomar ações apropriadas”, notando que não deu “permissão para o uso de propriedade intelectual e ativos de ‘Pokémon’”.
Regarding the Lawsuit
— Palworld (@Palworld_EN) September 19, 2024
Yesterday, a lawsuit was filed against our company for patent infringement.
We have received notice of this lawsuit and will begin the appropriate legal proceedings and investigations into the claims of patent infringement.
At this moment, we are unaware…
[Notícia atualizada às 10:36]
Leia Também: Rumor aponta anúncio da nova consola da Nintendo para outubro