No final de outubro os jogadores terão a oportunidade de regressar ao mundo de ‘Horizon’ com uma versão remasterizada para a PlayStation 5 e para o PC do jogo original. No entanto, se esperar duas semanas terá a oportunidade de experimentar um ‘take’ completamente diferente desta ‘franchise’ criada pela Guerrilla Games.
Falamos de ‘Lego Horizon Adventures’, uma versão alternativa da primeira aventura de Aloy que poderá jogar não só a solo como também na companhia de um familiar ou amigo. Claro, esta é uma aventura que teve direito ao tratamento da Lego, o que significa que terá não só um sentido de humor mais apurado e interações mais divertidas, como também cenários com um grafismo um pouco diferente do que ‘Horizon’ tem oferecido nos últimos anos.
Com o lançamento de ‘Lego Horizon Adventures’ marcado para o dia 14 de novembro, a PlayStation Portugal convidou o Notícias ao Minuto para experimentar este jogo. Conseguimos desfrutar de ‘Lego Horizon Adventures’ durante cerca de uma hora numa experiência tanto a solo como cooperativa, o suficiente para ficarmos com algumas noções do que o jogo final pretende oferecer.
Para começar, os fãs de ‘Horizon’ que estejam familiarizados com o enredo do primeiro jogo terão direito a uma versão alternativa e um pouco diferente daquele que se lembram. Os diálogos estão mais engraçados e até podemos comprovar que a versão portuguesa está legitimamente engraçada. Aloy surge mais ‘espevitada’ e sarcástica, retendo todavia aquele senso de aventura e de justiça que tornou a personagem uma das ‘mascotes’ modernas da PlayStation.
© Sony Interactive Entertainment / Guerrilla Games
O mesmo tratamento aplica-se a todas as outras personagens e será particularmente divertido para os fãs perceberem como a Guerrilla Games e o Studio Gobo adaptaram as personagens de ‘Horizon Zero Dawn’ para esta versão Lego.
Outra diferença substancial está na própria estrutura do jogo. Enquanto o jogo original tinha lugar num mundo aberto, ‘Lego Horizon Adventures’ adota uma estrutura de missões com níveis fechados. Mesmo assim, ainda há espaço para os jogadores explorarem os cenários, uma possibilidade que levará à descoberta de baús e também (preciosas) peças Lego.
Estas peças, por sua vez, permitem aos jogadores melhorar gradualmente a vila de Aloy e ter acesso a lojas que permitem personalizar as personagens e também ter acesso a outros extras.
Entre estas estruturas que podem ser construídas é possível ter acesso a acessórios e items que podem ajudar a tornar os níveis um pouco mais divertidos. Na sessão que em que tivemos contacto com ‘Lego Horizon Adventures’ foi possível experimentar botas equipadas com lança-chamas que, além de permitirem saltar mais alto, também são capazes de causar dano aos inimigos.
© Sony Interactive Entertainment / Guerrilla Games
Isto leva-nos ao combate, que era uma das grandes incógnitas de ‘Lego Horizon Adventures’. Afinal, como se pode adaptar o combate de ‘Horizon’, assente em fazer mira com o arco a partes específicas dos robôs para os enfraquecer, para um jogo da Lego? Na verdade é muito simples. Ao pressionar o botão de ataque por alguns momentos é possível fazer com que a flecha vá mais longe, com o analógico direito a servir para apontar. Quanto às peças dos robôs, basta atirar flechas de ângulos específicos, os quais são revelados com ajuda do Focus (um pequeno acessório que Aloy perto do ouvido) tal como no jogo original.
Quanto ao tipo de progressão que pode esperar de ‘Lego Horizon Adventures’, o jogador pode subir de níveis progredindo naturalmente e derrotando inimigos sendo que, sempre que um segundo jogador se juntar, esse nível e habilidades adquiridas serão partilhadas. Aliás, é importante referir que podem juntar-se jogadores a qualquer momento - mesmo quando o jogador principal estiver a meio de um nível - com o simples pressionar de um botão.
Ainda falta um pouco para o lançamento de ‘Lego Horizon Adventures’ e ainda teremos de ver de que forma é que o jogo conseguirá adaptar tudo o que o jogo original conseguiu oferecer. No entanto, conseguimos desde já dizer que ‘Lego Horizon Adventures’ se mostrou nesta sessão um jogo indicado para jogar em família ou amigos, assim como para os fãs mais ‘hardcore’ de ‘Horizon’ que procurem uma versão alternativa dos acontecimentos do jogo original.
Leia Também: PlayStation anuncia chegada de mais um exclusivo ao PC