Ferramenta da OpenAI lançada sem autorização. Artistas em protesto

Os responsáveis dizem tê-lo feito em protesto, afirmando terem sido atraídos pela OpenAI para dar credibilidade à ferramenta numa “manobra de relações públicas”.

Notícia

© Shutterstock

Miguel Patinha Dias
27/11/2024 09:13 ‧ há 2 semanas por Miguel Patinha Dias

Tech

OpenAI

Um grupo de pessoas e artistas com acesso antecipado à ferramenta DA OpenAI que permite criar vídeo a partir de texto com recurso a Inteligência Artificial (IA) - de nome Sora - parece tê-la partilhado publicamente como forma de protesto.

 

Como conta o site TechCrunch, o grupo criou um ‘frontend’ como um projeto na plataforma de programadores de IA de nome Hugging Face e, recorrendo aos ‘tokens’ de acesso deste grupo, os utilizadores podem gerar vídeos recorrendo ao Sora. De acordo com a publicação, esta versão do Sora permite criar vídeos com até dez segundos de duração com resolução até 1080p.

Numa carta aberta partilhada a propósito desta decisão, o grupo responsável por partilhar publicamente o Sora afirmou que a OpenAI estava a tentar garantir credibilidade artística para esta ferramenta de IA.

“Acreditamos que estamos a ser atraídos para dizer ao mundo que o Sora é uma ferramenta útil para os artistas. Os artistas não são o vosso departamento gratuito de Pesquisa e Desenvolvimento . Não somos os vossos ‘bug testers’, fantoches de relações públicos, dados de treino ou ‘tokens’ de validação”, pode ler-se na carta.

O grupo reforça que “não é contra o uso de tecnologia de IA como uma ferramenta para as artes” e nota que, caso fosse, não se teria envolvido neste programa.

“O que não concordamos é como este programa de artistas foi implementado e como a ferramenta está a tomar forma antes de um possível lançamento público”, continua o grupo na mesma carta. “Estamos a partilhar isto com o mundo na esperança que a OpenAI se torne mais aberta, mais amigável para os artistas e apoie as artes para além das manobras de relações públicas”.

Cerca de três horas após esta partilha indevida, o mesmo grupo afirma que o Sora foi desativado temporariamente para todos os artistas com acesso antecipado.

Em reação, a OpenAI afirmou que, durante este desenvolvimento do Sora, está a tratar de “equilibrar criatividade com medidas robustas de segurança”.

“A participação é voluntária, sem obrigação de fornecer ‘feedback’ ou de utilizar a ferramenta”, afirmou a OpenAI. “Estamos entusiasmados por oferecer acesso gratuito a estes artistas e continuaremos a apoiá-los através de bolsas, eventos e outros programas”.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas