O ano de 2024 ficou marcado por uma mudança clara no que diz respeito ao iPhone na União Europeia, com diversas alterações impostas pela Lei dos Mercados Digitais entre as quais se encontra a possibilidade de o iOS ter outras lojas virtuais além da App Store.
No entanto, parece que estas mudanças não se ficarão por aqui e tudo indica que pode haver mais alterações no ‘horizonte’ em 2025.
Isto porque, de acordo com a Bloomberg, a Comissão Europeia publicou um documento esta quarta-feira, dia 18, onde indica que a Apple deve melhorar a interoperabilidade do iOS com outras plataformas.
Na prática, o organismo pretende que a Apple simplifique o processo de emparelhar e usar acessórios de outras marcas no iPhone. Mais ainda, sugere que funcionalidades como o AirPlay e o AirDrop não fiquem limitados a dispositivos da Apple.
Em sua defesa, a Apple afirma que abrir estas tecnologias a outras marcas significa que os dados dos utilizadores poderão ficar em risco e aponta a Meta como uma das empresas mais interessadas em aceder a essas informações.
“Se a Apple tivesse de atender a todos estes pedidos, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp poderiam permitir que a Meta lesse no dispositivo de um utilizador todas as suas mensagens e e-mails, visse cada chamada que fizesse ou recebesse, rastreasse cada aplicação que ele utiliza, digitalizasse todas as suas fotografias, consiga ver os seus ficheiros e eventos de calendário, registe todas as suas senhas e muito mais”, pode ler-se na resposta da Apple partilhada pelo site 9to5mac. “São dados que a própria Apple optou por não aceder para fornecer a proteção mais forte possível aos utilizadores”.
Leia Também: Apple abandonou ideia de transformar o iPhone numa subscrição