A SpaceX realizou o sétimo teste voo do foguetão Starship, o maior de sempre, esta quinta-feira. O Starship Flight 7 descolou pelas 16h37 locais (22h37 em Lisboa) das instalações da empresa no Texas, Estados Unidos.
No entanto, cerca de 20 minutos depois, a SpaceX confirmou a perda da nave.
"É óbvio que temos de analisar todos os dados. Isso vai demorar algum tempo. Nas próximas horas, nos próximos dias, vamos descobrir exatamente o que aconteceu, voltar, fazer o próximo voo e ir mais longe", disse o diretor de comunicações, Dan Huot, citado pela CNN Internacional.
Contudo, Huot sublinhou que se trata "de um teste de um veículo experimental".
Com mais três metros de altura do que os seus antecessores, a nave espacial Block 2 é o maior foguetão alguma vez construído, sendo ainda "uma nave de nova geração com atualizações significativas".
O Starship "colocará 10 simuladores Starlink, semelhantes em tamanho e peso aos satélites Starlink da próxima geração, como primeiro exercício de uma missão de colocação de satélites".
"Este novo ano será transformador para a Starship, com o objetivo de colocar em linha a reutilização de todo o sistema e voar em missões cada vez mais ambiciosas, à medida que avançamos para a capacidade de enviar humanos e carga para a órbita da Terra, para a Lua e para Marte", destaca a empresa de Elon Musk.
Veja (ou reveja) o lançamento do foguetão Starship abaixo:
Starship Flight 7 launches in 2 hours
— Elon Musk (@elonmusk) January 16, 2025
https://t.co/fdOnVB3KhT
[Notícia atualizada às 00h01]
Leia Também: SpaceX fará hoje mais um teste de voo do seu Starship