Alguns utilizadores do Facebook e do Instagram aperceberam-se que começaram a seguir o novo presidente dos EUA, Donald Trump, e o novo vice-presidente, J.D. Vance, apesar de nada terem feito nesse sentido.
A situação está a causar polémica entre os utilizadores das redes sociais e mereceu até publicações de artistas como Demi Lovato a pedir explicações à Meta sobre a situação.
Pois bem, um porta-voz da Meta, Andy Stone, partilhou uma publicação na Threads indicou que este é um procedimento normal nas plataformas da Meta. “As contas são geridas pela Casa Branca. Mudam quando o ocupante da Casa Branca muda”, notou Andy Stone.
Katie Harbath, que fez parte da equipa do Facebook dedicada a eleições até 2021, explicou em outra publicação como funciona esta transferência de seguidores entre presidentes e vice-presidentes dos EUA.
“A minha equipa começou por criar as primeiras formas de fazer isto quando Donald Trump ganhou em 2016 e tivemos de transferir as contas oficiais criadas pela equipa do então presidente Obama quando estas páginas foram criadas no Facebook”, explicou a ex-Facebook. “O mesmo foi feito durante a transferência de Trump para Biden. As contas antigas vão para o arquivo e os seguidores continuam, mas o ‘feed’ é limpo. A maioria das plataformas lidam com isto desta forma”.
Apesar disto, ainda há vários utilizadores do Facebook e Instagram que rejeitam esta tese e dizem que não seguiam nenhuma página do presidente ou vice-presidente dos EUA. “Nunca segui nenhuma delas. Também aconteceu a vários amigos meus”, notou um utilizador na Threads.
Ver no Threads
Ver no Threads
Leia Também: Instagram escondeu resultados de pesquisa sobre democratas