Num evento na Casa Branca, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou a criação de uma nova entidade, a "Stargate", que planeia investir "pelo menos 500 mil milhões de dólares" em infraestrutura ligada à IA.
A "Stargate" resulta de uma parceria formada pela OpenAI, Oracle e SoftBank.
O CEO da SoftBank disse que a 'joint venture' "começaria por investir 100 mil milhões de dólares imediatamente", com o intuito de alcançar os 500 mil milhões em quatro anos.
"Eles não têm dinheiro" para financiar este projeto, escreveu Elon Musk, hoje numa publicação na sua conta da rede social X. "A SoftBank só tem garantidos 10 mil milhões de dólares", disse, acrescentando: "Sei de fonte segura".
O dono da Tesla gastou 277 milhões de dólares do seu próprio bolso para financiar a campanha de Donald Trump e foi incumbido de uma missão extra governamental para reduzir a despesa pública.
"Falso, como provavelmente sabe", reagiu o CEO da OpenAI, Sam Altman, também na rede social X, a estas acusações, oferecendo a Elon Musk a possibilidade de "visitar o primeiro local atualmente em construção".
"Compreendo que o que é bom para o país nem sempre é bom para as vossas empresas, mas espero que, nas novas funções, ponham os Estados Unidos em primeiro lugar", acrescentou Sam Altman.
Apontado como o homem mais rico do mundo, Elon Musk é um dos cofundadores da OpenAI e ataca regularmente Sam Altman, criticando-o em particular por se ter desviado da missão inicial da 'startup', que se centrava no desenvolvimento racional da IA.
A nova entidade, a "Stargate" ocupa-se principalmente da construção de centros e processamento de dados.
Elon Musk está também envolvido na corrida à IA e as empresas que controla, nomeadamente a Tesla, têm investido fortemente nesta área.
Leia Também: Trump anuncia "o maior investimento em Inteligência Artificial"