A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, revelou, esta segunda-feira, que o Governo tem 111 projetos com Inteligência Artificial (IA) para tornar a Saúde "mais eficiente" na prestação de cuidados.
"Uma das preocupações que o Governo tem, depois de fazer um levantamento de todas as iniciativas que existem de Inteligência Artificial, em particular na área da saúde, é perceber que projetos devem ser multiplicados para outras partes do país para garantir que qualquer pessoa, viva em Lisboa, em Resende, Vimioso ou no Corvo, consegue ter acesso a cuidados de saúde", explicou Margarida Balseiro Lopes aos jornalistas, durante uma visita à Unidade Local de Saúde de Santa Maria, no âmbito da apresentação de soluções de IA.
Recorde-se que o Governo iniciou, em janeiro, um roteiro para auscultar diferentes entidades e recolher contributos para a Agenda Nacional de Inteligência Artificial.
Margarida Balseiro Lopes já tinha afirmado que o digital é um desafio não apenas do Governo ou do Estado, mas do país e que é preciso "ter a capacidade de envolver a Administração Pública, as empresas, a academia e, sobretudo, as pessoas, porque é para elas que as ações e a tecnologia servem".
A governante acrescentou, na altura, que outra das preocupações do Governo é a "necessidade que o país tem em vários domínios em utilizar de forma inteligente os dados que recolhe".
Leia Também: Familiar sobreviveu a um AVC? Os cuidados a ter quando o receber em casa