Países e empresas lançam iniciativa de IA de "interesse público"

França e mais oito países, associações e empresas vão lançar uma iniciativa de inteligência artificial (IA) "de interesse público", patrocinada por 11 líderes tecnológicos, segundo um comunicado divulgado hoje, véspera da abertura de uma cimeira sobre IA em Paris.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
09/02/2025 21:08 ‧ ontem por Lusa

Tech

IA

Denominada "Current AI", a parceria conta com o apoio de responsáveis como Arthur Mensch, da start-up francesa Mistral AI, e Fidji Simo, diretor da plataforma americana de entrega de compras Instacart, e tem um investimento inicial de 400 milhões de dólares.

 

A iniciativa espera angariar um total de 2,5 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para desenvolver o acesso a bases de dados privadas e públicas em áreas como a saúde e a educação, e investir em ferramentas e infraestruturas de código aberto para tornar a IA mais "transparente e segura", refere o comunicado.

O projeto pretende também desenvolver "sistemas para avaliar o impacto social e ambiental" da IA, acrescenta.

"A Current AI contribuirá para o desenvolvimento dos nossos próprios sistemas de inteligência artificial em França e na Europa para diversificar o mercado e promover a inovação em todo o mundo", disse o Presidente francês Emmanuel Macron, citado no comunicado.

Os países fundadores da parceria incluem o Chile, a Finlândia, a Nigéria, Marrocos, o Quénia, a Alemanha, a Eslovénia e a Suíça.

Do lado empresarial, a Google, a editora de software Salesforce e o grupo AI Collaborative do fundador do eBay, Pierre Omidyar, estão a participar na iniciativa.

O anúncio antecede a abertura da cimeira sobre IA que reunirá em Paris, na segunda e terça-feira, líderes políticos e empresariais para debater os grandes desafios colocados por esta tecnologia, que está a revolucionar a sociedade.

Leia Também: Bill Gates: "Estou surpreendido que a Intel tenha perdido o rumo"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas