A iniciativa autodenominada "EU AI Champions Initiative" foi apresentada no primeiro dia da cimeira sobre inteligência artificial organizada em Paris por iniciativa do Presidente francês Emmanuel Macron.
As empresas envolvidas sublinharam em comunicado que, para a adoção em larga escala da IA na Europa, precisam de colaborar "laboriosa e construtivamente" com a Comissão Europeia e os governos dos países membros para criar um quadro regulamentar "drasticamente simplificado" que "desbloqueie a inovação local e a liderança global" e apoie os esforços para uma estratégia abrangente.
A este respeito, as primeiras discussões entre os presidentes executivos (CEO) destas empresas e os líderes europeus deverão ter lugar imediatamente após a apresentação na cimeira de Paris.
Macron será acompanhado pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como anfitriã, e pelos Chefes de Estado e de Governo da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia.
A lista de empresas envolvidas inclui multinacionais de diferentes setores, como o BNP Paribas, o Deutsche Bank, a TotalEnergies, a E.ON, a EDF, a Siemens Energy, a Orange, a Deutsche Telekom, a CMA-CGM, a L'Oréal, a Mercedes-Benz a Porsche, a Airbus, a Lufthansa, entre outros.
Há também algumas cuja atividade está diretamente relacionada com a Internet, como o Spotify, a SAP ou a Mistral AI.
Leia Também: Macron como nunca o viu (gerado por IA) para a cimeira em Paris