Este programa de capacitação digital insere-se no âmbito da Estratégia Digital Nacional para promover a utilização segura dos serviços públicos digitais, através da rede de Espaços Cidadão.
"O lançamento oficial irá assinalar o Dia da Internet Mais Segura no Espaço Cidadão de Ponte do Rol (Torres Vedras)", adianta a AMA, em comunicado.
A primeira sessão do programa conta "com a presença de especialistas em cibersegurança e formação digital da AMA, por forma a contribuir para a utilização autónoma e segura dos serviços digitais públicos, como a Chave Móvel Digital (CMD), o portal e a app gov.pt, entre outros".
Este programa assenta em três eixos: o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos, a utilização da rede de Espaços Cidadão para formação e um plano de expansão nacional.
"Inicialmente, será implementado um projeto piloto em 20 Espaços Cidadão até ao final de 2025, com uma posterior expansão para toda a rede nacional até ao final de 2026", adianta a AMA.
O programa faz parte do Plano de Ação para 2025-2026 da Estratégia Digital Nacional, que contempla 49 medidas distribuídas por 16 iniciativas estratégicas para acelerar a transformação digital em Portugal.
"A inclusão digital, a segurança cibernética e a autonomia dos cidadãos são pilares fundamentais deste projeto, que se apresenta como um passo decisivo para uma sociedade mais conectada e preparada para os desafios do mundo digital", salienta a entidade.
A AMA "continuará a trabalhar em parceria com múltiplas entidades, nomeadamente, autarquias, universidades, associações locais e empresas tecnológicas para garantir que o programa seja abrangente, sustentável e acessível a toda a população".
Leia Também: "Objetivo é tornar país num hub tecnológico e de Inteligência Artificial"