A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aproveitou o segundo dia da Cimeira de Ação sobre Inteligência Artificial (IA) em Paris, França, para anunciar mais investimentos na ordem dos milhares de milhões de euros para o desenvolvimento da tecnologia.
“A corrida na área da IA está longe de ter terminado”, declarou a presidente da Comissão Europeia de acordo com a Euronews, acrescentando que quer que a tecnologia “uma força para o bem e para o crescimento”.
Além de ter referido os 150 mil milhões de euros anunciados no primeiro dia do evento, von der Leyen acrescentou uma nova iniciativa - a investAI - no valor de 50 mil milhões de euros.
“Em poucos meses foram criadas um recorde de 12 fábricas de IA”, notou Ursula von der Leyen, acrescentando que serão investidos dez mil milhões de euros nestas fábricas. "É o maior investimento público em IA no mundo”, acrescentou von der Leyen, indicando que este investimento permitirá que mais empresas - grandes ou pequenas - tenham acesso à tecnologia e que possam elas mesmo investir na Europa.
A presidente da Comissão Europeia destacou ainda a importância de “acelerar a inovação”, adiantando que a “Europa tem alguns dos supercomputadores mais rápidos do mundo”, os quais serão colocados à disposição de empresas e partes interessadas para que possam elas mesmas modernizarem-se.