Estes são os primeiros dados do Pod_Scope, novo serviço da Marktest para a medição técnica, auditada e independente dos podcasts produzidos em Portugal, que foi desenvolvido com a colaboração dos 'publishers' Bauer Media Audio Portugal, Impresa, Renascença Multimedia e Observador.
O 'ranking' de janeiro confirmou o formato 'Extremamente Desagradável' como o podcast com mais 'downloads' em janeiro, com quase 2,7 milhões de transferências, para uma média de 216 mil ouvintes semanais, "ou seja, o número de diferentes dispositivos/apps de escuta que descarregaram pelo menos um episódio no período em análise".
O formato 'O Homem Que Mordeu o Cão', da Rádio Comercial, ficou em segundo lugar, com quase 1,2 milhões de 'downloads' e uma média de 77 mil "'listeners'" semanais, e seguido do 'Contas Poupanças', da SIC Notícias, que teve 602 mil 'downloads', para uma média de mais de 80 mil ouvintes por semana.
No top 10 constam ainda o 'Programa cujo nome estamos legalmente impedidos de dizer' (SIC Notícias), 'Expresso da Manhã' (Expresso), 'The Heart and Hustle of Portugal' (Expresso), 'A Caça ao Estripador de Lisboa' (Observador), 'Irritações' (SIC), 'Bem-vindo a mais um episódio de.' (Rádio Comercial) e 'Eixo do Mal' (SIC Notícias).
"No 'ranking' de marcas, a Renascença lidera em downloads com 3,1 milhões, seguida do Observador com 2,7 milhões e Rádio Comercial com 2,0 milhões", refere a Marktest.
"A liderança em ouvintes é do Observador com um alcance médio semanal de 251 mil, seguido do Expresso com 238 mil e da SIC Notícias com 235 mil", lê-se no comunicado.
Na classificação de 'publishers', a liderança é ocupada pelo grupo Impresa, que acumulou 4,6 milhões de 'downloads' ao longo de janeiro.
Em segundo lugar está o grupo Renascença Multimédia, com 3,3 milhões de 'downloads', seguido do Observador (2,7 milhões de 'downloads') e no 4.º lugar a Bauer Media, com 2,2 milhões de transferências em janeiro.
Para o presidente executivo (CEO) da Marktest, José Manuel Oliveira, citado em comunicado, a divulgação do primeiro 'ranking' do Pod_Scope é um momento "muito importante para a indústria dos media", porque "é fundamental que o mercado tenha acesso a dados fiáveis, medidos e auditados por critérios internacionais validados e reconhecidos pela indústria".
"Com o Pod_Scope, damos um passo decisivo para a valorização dos conteúdos de podcast, promovendo um ecossistema onde transparência, qualidade e inovação impulsionam o crescimento do setor", afirma Rita Sobral, 'VP de Revenue Growth' da Bauer Media Audio Portugal, citada também no comunicado.
"A Impresa está muito orgulhosa dos resultados do Pod_Scope, que refletem a adequação deste formato aos conteúdos de alta qualidade que produz para os seus públicos", sublinha, por sua vez, João Paulo Luz, diretor comercial de TV e Digital do Grupo Impresa.
No Grupo Renascença, "acreditamos que métricas consistentes são essenciais para que o universo de podcasts evolua, beneficiando criadores, anunciantes e ouvintes", destaca Renata Silva, administradora Intervoz -- Grupo Renascença Multimédia.
O diretor-geral do Observador, Rudolf Gruner, refere que "já existe uma oferta diversificada e de alta qualidade, tendo o Observador inovado com os Podcast+".
Mas "faltava um Pod_Scope para que as marcas elejam este formato para comunicarem", remata.
Os dados do Pod-Scope vão ser disponibilizados todos os meses em www.marktest.com/pod_scope.
Leia Também: Joe Rogan já não tem o podcast mais popular e a 'culpa' pode ser de Musk