Se é um utilizador frequente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é provável que já tenha reparado que diferentes modelos podem apresentar ‘personalidades’ distintas, o que faz com que seja especialmente interessante analisar este aspeto do seu funcionamento.
Foi por isso que o Online DISC Profile - um teste de personalidade frequentemente usado em empresas - levou a cabo uma avaliação de algumas das ferramentas de IA mais usadas, como é o caso do Copilot da Microsoft, do ChatGPT da OpenAI, do Gemini da Google e também do DeepSeek da empresa chinesa com o mesmo nome.
Como conta o site Business Insider, esta avaliação revelou que o Copilot e o ChatGPT são uma mistura de D (Decisor) e I (Influente), o que faz com que sejam mais assertivos e movidos a resultados, mas também (potencialmente) mais manipuladores.
Por outro lado, o Gemini e o DeepSeek são uma combinação de S (Sereno), C (Cumpridor) e I (Influente), o que lhes confere uma personalidade estável e consistente, com tendência a serem bons ouvintes.
Leia Também: Maior uso do ChatGPT associado a sensação de solidão