A possibilidade do Facebook criar um botão ‘não gosto’ foi uma das notícias mais esperadas por muitos utilizadores da rede social. Todavia, este botão poderá não ser o que muitos estão à espera, servindo para canalizar sentimentos positivos em vez de votar contra uma publicação.
O TechCrunch recuperou as palavras do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, para fazer passar o que parece ser um objetivo muito diferente que um simples botão ‘não gosto”. “Não queremos construir um botão ‘não gosto’ porque não queremos tornar o Facebook num fórum onde as pessoas votam a favor ou contra as publicações das pessoas. Não é o tipo de comunidade que queremos criar,” afirmou Zuckerberg na sessão de pergunta e resposta em Silicon Valley.
O CEO do Facebook esclareceu que “as pessoas não querem a oportunidade de votar contra as publicações das outras pessoas” mas sim “expressar empatia”.
“Nem todos os momentos são um bom momento certo? E se queres partilhar alguma coisa que é triste, seja algum evento do presente como a crise dos refugiados que te toca ou se um membro da família faleceu, assim podem não sentir-se confortáveis em ‘gostar’ dessa publicação. Mas os teus amigos e as pessoas querem poder expressar que te percebem e que conseguem relacionar-se com a situação por que estás a passar,” explicou Zuckerberg.