Na noite passada nasceu a filha de Mark Zuckerberg e Priscilla Chan, Maxima – ou Max –, que motivou o casal a escrever e a publicar uma carta no Facebook. Apesar de emocionado pelo nascimento da sua herdeira, o casal aproveitou o momento para fazer saber que tem os olhos colocados no futuro.
“Como todos os pais, queremos que cresças num mundo melhor do que o nosso,” escreve Zuckerberg num dos primeiros parágrafos, reconhecendo que apesar de estarem a ser feitos esforços contínuos para melhorar as condições de vida no mundo, ainda há trabalho a fazer.
Este esforço adicional deve ser aplicado a prevenir doenças e não tanto a curá-las, um objetivo para o qual o casal Zuckerberg/Chan está preparado. “Faremos a nossa parte para que isto aconteça, não só porque te amamos, mas também porque temos a responsabilidade moral para com todas as crianças na próxima geração,” pode ler-se na carta.
É neste contexto que começa a chamada “Chain Zuckerberg Initiative”, que quer “unir pessoas em todo o mundo para avançar o potencial humano e promover igualdade para todas as crianças na próxima geração”. Numa fase inicial, esta iniciativa focar-se-á em “aprendizagem da personalidade, cura de doenças,", bem como a "ligar pessoas e a construir comunidades fortes”.
“Desejamos que a tua vida seja cheia do mesmo amor, esperança e felicidade que nos dás. Mal podemos esperar para ver o que trazes a este mundo. Amor, Pai e Mãe,” termina a carta. Nos comentários não tardaram a surgir mensagens de felicidade e de apoio de todo o mundo, nomeadamente por parte de algumas figuras conhecidas como a colega e amiga do Facebook, Sheryl Sandberg, a mulher de Bill Gates, Melinda Gates, e até a cantora colombiana Shakira.