O evento, intitulado "GDG [Google Developers Group] Summit Portugal 2015", é "a primeira conferência do género" no país, que procura aproximar a Google das comunidades "de programadores" do seu 'software', disse à agência Lusa um dos organizadores da iniciativa e membro do GDG de Coimbra, Miguel Frota Rodrigues.
A iniciativa deve juntar cerca de 120 a 150 programadores, entre profissionais, estudantes e empreendedores, que desenvolvem tecnologia com recurso a software da Google, informou.
"A Google quer levar às comunidades as suas inovações, bem como garantir que os pequenos developers têm apoio e suporte da Google nos projetos que estão a fazer", explanou.
Miguel Frota Rodrigues sublinhou que este "é um pontapé de partida" para um estreitar de relações entre a Google e a comunidade de programadores, que tem em Portugal quatro grupos: nos Açores, Lisboa, Porto e Coimbra.
Segundo o responsável, a aproximação permite que a Google possa disponibilizar melhor suporte no uso de determinadas ferramentas, bem como "identificar outras ferramentas dentro do universo Google que possam ser mais ajustadas" ao desenvolvimento de determinada tecnologia.
A iniciativa conta com a participação de elementos da Google do Reino Unido e de Espanha, membros da PT Inovação, entre outros.
O evento é gratuito e aberto a todo o público.