O empresário Elon Musk tem sido um dos mais mediáticos adversários da OpenAI e dos seus planos para se transformar numa empresa que visa o lucro. Agora, Musk parece ter conseguido um apoio de peso.
Como conta o site Gizmodo, o vencedor dos prémios Nobel e Turing pelo trabalho na área da Inteligência Artificial e considerado por muitos como o ‘pai’ desta tecnologia, Geoffrey Hinton, decidiu subscrever o comunicado de uma organização de nome Encode de apoio a Musk no processo contra a OpenAI.
“A OpenAI foi fundada como uma organização sem fins lucrativos explicitamente focada na segurança e fez uma variedade de promessas relacionadas com a segurança no seu estatuto”, nota Hinton. “Recebeu numerosos benefícios fiscais e outros apoios devido ao seu estatuto de organização sem fins lucrativos. Permitir que tudo isto seja destruído quando se torna inconveniente envia uma mensagem muito má para outros atores do ecossistema”.
Do seu lado, a OpenAI já divulgou e-mais e mensagens de Musk de 2017 onde nota que, quando ainda estava na empresa enquanto cofundador, defendia a transição para uma empresa com o objetivo de ter lucro.
Leia Também: Um meteoro e a cibersegurança marcaram 2024. As mais lidas de Tech