A internet sem fios faz parte do quotidiano da maioria da sociedade e, quando é assim, há tendência para a tomar como garantida e esquecer-se que eventualmente pode ter problemas em ligar-se à rede.
Como nota o Lifehack estes problemas podem surgir de três formas, nomeadamente a incapacidade de se ligar à rede, uma cobertura limitada ou até uma velocidade muito abaixo do aceitável. Nota o BGR que antes de recorrer a ajuda profissional poderá tomar alguns passos para se certificar que está a fazer tudo ao seu alcance.
No caso de se tratar da primeira hipótese e de não se conseguir ligar a uma rede deverá certificar-se que tem a opção ‘wireless’ ligada nos seus dispositivos e, caso não consiga, tentar reiniciar tanto o router como os próprios dispositivos.
No que diz respeito a cobertura limitada a melhor solução será colocar o router no centro da sua casa, certificando-se assim que consegue abranger todos os cantos com sinal de internet. Se por algum motivo não conseguir deverá equacionar a possibilidade de adquirir amplificadores de sinal.
A velocidade da ligação dependerá de muitos fatores – a região da sua casa, operadora e plano que subscreveu estão entre eles – mas entre eles, o software do router poderá ajudar por isso certifique-se que é a última versão. De igual forma deve também mudar de palavra-passe e impedir que mais alguém tenha acesso e esteja a usar dados preciosos para uma melhor velocidade. Por último poderá querer mudar a frequência do sinal, evitando assim canais mais ocupados por outros routers.