Parte do sucesso da realidade virtual dependerá do interesse que os developers tenham nesse tipo de tecnologia, o que terá necessariamente um efeito na quantidade de jogos, aplicações e conteúdo que estará disponível para os consumidores. Um estudo levado a cabo pela UBM Game Networke pelo Gamasutra tem algumas conclusões interessantes sobre o mercado, apontando o HTC Vive como o preferido dos developers.
Através de um inquérito feito a 500 developers, foi possível apurar que o dispositivo de realidade virtual da HTC é visto como o mais acessível para desenvolver software. Porém isto não significa que o conteúdo desenvolvido se torne exclusivo, uma vez que o Vive tem uma abordagem mais ‘relaxada’ e não faz uso de exclusivos para a sua estratégia de mercado, nota o Android Headlines.
No estudo foi ainda notado que 49,7% dos inquiridos está a investir do seu próprio orçamento a desenvolver software para a realidade virtual, uma indicação que tanto estúdios independentes como grandes produtoras com mais apoio têm intenções de perseguir isto tipo de tecnologia.