A Microsoft confirmou os rumores que davam conta de um novo produto dentro da linha Surface. O novo computador dá pelo nome de Surface Studio e, conforme indicou Panos Panay, líder de Dispositivos da Microsoft, é direcionado para criadores de conteúdos profissionais.
Panay afirmou que o ecrã do Surface Studio é o mais fino LCD de sempre, com uma espessura de 1,3 milímetros. Não obstante, o ecrã de 28 polegdas é capaz de exibir 13.5 milhões de pixéis, sendo que foi dada especial atenção às cores com tecnologia True Color. Naturalmente, o ecrã é sensível ao toque tal como acontece com todos os dispositivos da linha Surface.
A nível de desempenho, a Microsoft tomou especial atenção ao Surface Studio de forma a torna-lo tão silencioso quanto possível, conseguindo encaixar todos os componentes na base do ecrã.
O Surface Studio também está equipado com câmaras e microfone, componentes que permitirão a utilização da assistente virtual Cortana e do sistema de segurança biométrico Windows Hello.
Aproveitando a revelação do Surface Studio, Panay demonstrou o funcionamento da caneta Surface Pen e também do Surface Dial, um acessório circular capaz de aprofundar a forma de trabalhar com este computador. Para atestar à capacidade de impulsionar a fluidez e capacidade de trabalho, o CEO da Madefire, empresa responsável pela criação de banda desenhada digital em movimento, demonstrou em palco o funcionamento do Surface Studio.
O Surface Studio tem a fase de pré-compra aberta a partir de hoje e tem o preço de 2,999 dólares (2,746 euros), com Panay a adiantar que o stock será limitado até ao final do ano.
[Notícia atualizada às 16:59]