O Facebook espera melhorar a sua relação com a indústria da música ao integrar um software que permitirá identificar e suspender vídeos carregados para a plataforma sem autorização dos respetivos autores, conta o Financial Times.
O software em questão terá semelhanças com o Content ID do YouTube, um software que tem sido criticado consistentemente pelos maiores criadores de conteúdos da plataforma. Enquanto não se sabe se o software desenvolvido pelo Facebook funcionará da mesma forma, pode ser visto como mais uma arma da rede social de Mark Zuckerberg contra o YouTube. De recordar que os vídeos de música estão entre o tipo de conteúdo mais popular dentro da plataforma da Google.
“Eles veem a grande quantidade de tráfego na sua plataforma a partir de conteúdos de música e não querem estar no lado errado da luta dos artistas. Também veem que há uma potencial oportunidade para se posicionarem como amigos de criadores de conteúdos em oposição ao YouTube, portanto estão a trabalhar rápido para acertarem nisto”, afirmou uma fonte anónima à Billboard.