Chama-se mesentério e é o mais recente órgão do corpo humano a ser classificado. Fica localizado no meio do sistema digestivo e o seu estudo poderá ser crucial para a compreensão e tratamento de doenças digestivas e abdominais.
A classificação foi dada a este órgão depois de se chegar à conclusão que se trata de um estrutura contínua, sendo que anteriormente era entendido que o mesentério era composto por várias estruturas diferentes.
“A descrição anatómica que foi estabelecida ao longo dos últimos cem anos de anatomia estava incorreta. Este órgão eastá longe de ser fragmentado e complexo. É simplesmente uma estrutura contínua”, pode ler-se nas conclusões do Hospital da Universidade de Limerick, Irlanda, onde a investigação teve lugar.
Uma vez identificada toda a estrutura, os investigadores contam agora descobrir a sua função precisa. “Se percebermos a função [do mesentério] podes identificar alguma função anormal e, por conseguinte, uma doença. Coloquemos tudo isso junto e tens um campo de ciência do mesentério… a base para toda uma nova área na ciência. Isto é universalmente relevante uma vez que nos afeta a todos”, afirmam os investigadores de acordo com o Popular Science.