No ano que passou, um em cada cinco utilizadores abandonou alguma rede social por ter perdido o interesse naquele tipo de sites. A conclusão é do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’ que incide sobre o ano 2016.
Em percentagem, são 21,1% dos utilizadores a admitir que deixou de usar alguma rede social. Desses, 30% abandonou o hi5, a rede social fundada em 2003 e que chegou até a ser dos sites mais visitados do mundo até 2008, perdendo depois terreno para o Facebook.
Em segundo lugar na lista de redes sociais a que os utilizadores disseram ‘adeus’ está o Twitter, referenciado por 21% dos que deixaram algum destes sites. Segue-se o Google+, referido por 16% destes usuários. O estudo cujo resultado foi dado a conhecer esta terça-feira pela Marktest nada refere em relação ao Facebook, a rede social criada por Mark Zuckerberg.
A falta de interesse é o motivo mais apontado para o abandono, ao ser referida por 36% dos que deixaram de usar alguma rede no último ano. Houve ainda quem fizesse menção à falta de tempo e o facto de amigos terem migrado para outra rede.
Os indivíduos mais jovens, assim como os das classes sociais mais baixas apresentaram taxas de abandono superiores à média, nota ainda a Marktest.