Aprovadas novas regras para a compra de conteúdos online

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje novas regras que permitem quem compra legalmente conteúdos online, como filmes ou jogos de futebol, no seu Estado-membro manter o acesso quando se encontra em outro país da União Europeia.

Notícia

© iStock

Lusa
18/05/2017 13:20 ‧ 18/05/2017 por Lusa

Tech

Europa

As novas normas sobre portabilidade transfronteiras dos serviços de conteúdos em linha ('online'), que entram em vigor a partir de 2018, vão permitir aos consumidores o acesso aos conteúdos digitais adquiridos ou de que têm uma assinatura quando se encontram temporariamente em outro país da UE, quer seja por motivos de lazer, profissionais ou académicos.

Para evitar abusos, os prestadores de serviços verificarão o país de residência dos assinantes, de acordo com determinados critérios.

Atualmente, os cidadãos em viagem no interior da UE podem deixar de ter acesso a serviços de conteúdos 'online', como filmes, emissões desportivas, música, livros eletrónicos ou jogos, que pagaram no seu país de residência.

O regulamento, aprovado por 586 votos a favor, 34 contra e oito abstenções, terá ainda de ser validado pelo Conselho da UE e publicado no Jornal Oficial da UE.

As novas regras serão aplicáveis nove meses após a sua publicação, ou seja, no primeiro semestre de 2018.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas