Super Nintendo: Um regresso mini (mas em grande) ao passado

Experimentámos a convite da Nintendo alguns dos clássicos que estarão disponíveis nesta nova versão da icónica consola.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Notícias ao Minuto

Miguel Patinha Dias
12/09/2017 13:43 ‧ 12/09/2017 por Miguel Patinha Dias

Tech

Nintendo

É já este mês que chega às lojas a Nintendo Classic Mini: Super Nintendo Entertainment System (também conhecida como Super Nintendo Mini ou SNES Mini), uma nova versão que pretende celebrar a icónica consola que marcou o meio dos videojogos durante os anos 90. Com 21 dos jogos mais reconhecidos da consola já pré-instalados, a SNES Mini promete ser ideal para os mais nostálgicos regressarem ao passado.

A convite da Nintendo, o Tech ao Minuto teve a oportunidade de experimentar esta nova versão da Super Nintendo e ter contacto com alguns dos jogos mais marcantes da consola. ‘Super Mario World’ e ‘Donkey Kong Country’, por exemplo, poderão surpreendê-lo ao serem mais difíceis do que se lembrava, enquanto títulos como ‘Super Ghouls ’n Ghosts’ ou ‘Contra III: The Alien Wars’ continuam tão difíceis como sempre.

Os fãs de aventuras de longa duração também não estão esquecidos, com ‘Final Fantasy III ‘ (na verdade ‘Final Fantasy VI’), ‘Secret of Mana’, ‘Earthbound’ e ‘Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars’ serem alguns dos RPGs incluídos nesta consola. Independentemente dos anos que tenham passado, há qualquer de especial em começar a jogar ‘Super Castlevania IV’ e ouvir o icónico tema da série. Bons tempos.

Seja como for, a consola propriamente dita é (tal como o nome indica) bem pequena e cabe sem problema numa qualquer bolsa ou mala de mão. Consciente da oportunidade que jogos como ‘Super Mario Kart’ ou ‘F-ZERO’ para sessões multijogador, a Nintendo ofereceu não um mas sim dois comandos e, demonstrando que ouviu as críticas, os cabos destes comandos têm o dobro do tamanho dos incluídos na NES Mini.

Tudo na SNES Mini é um ‘piscar de olho’ ao passado mas, ao contrário do que acontecia há 20 anos atrás, não terá de se preocupar em perder o seu progresso. Cada jogo permite ter até quatro gravações diferentes, sendo que pode também ‘bloquear’ uma e impedir que gravem por cima, colocando assim de parte qualquer distração.

Não satisfeita, a Nintendo decidiu dar ainda mais opções aos utilizadores. É possível alternar entre diferentes modos de visualização (CRT, 4:3 ou a resolução original) e ainda mudar a moldura do ecrã. Opções de personalização complementadas pela (útil) capacidade de corrigir certos erros em jogos, voltando atrás ao pressionar o botão ‘Reset’. Novamente, um ‘piscar de olho’ cheio de bom gosto aos tempos em que se pressionava este botão quando o jogo não estava a ir de feição.

Tudo somado, a SNES Mini parece oferecer exatamente aquilo a que se propõe: uma nova versão e uma homenagem cheia de bom gosto acompanhada de alguns dos melhores jogos que foram lançados nos anos 90. Se tem vontade de regressar ao passado, poderá adquirir uma SNES Mini por 90 euros a partir do dia 29 de setembro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas