O patrão da SpaceX, Elon Musk, não está satisfeito em expandir os horizontes da exploração espacial ao querer levar os primeiros seres humanos a Marte. Também está nos planos do conhecido empreendedor mudar a forma como viajamos na Terra.
Musk terminou a sua conferência International Astronautical Congress revelando os seus planos para introduzir foguetões em viagens terrestres, o que permitirá chegar a qualquer ponto do planeta em menos de uma hora. Uma viagem de Nova Iorque a Paris, por exemplo, demorará cerca de 30 minutos.
Para tal, Musk propõe utilizar o mesmo foguetão que será utilizado na primeira viagem a Marte – de nome Interplanetary Transport System (ITS) também conhecido como ‘Big Fucking Rocket‘ ou simplesmente BFR – com o mesmo sistema que a SpaceX tem vindo a utilizar. Como pode ver no vídeo demonstrativo (acima), os passageiros (entre 80 a 220 pessoas por viagem) entram primeiro num barco que os leva até uma plataforma marítima, onde embarcam na viagem até ao seu destino.
O ITS entra então em órbita onde atinge uma velocidade de 27.000km/h e aterra noutra plataforma marítima, tal como a agência aeronáutica tem testado nos últimos meses.
É esperado que o foguetão ITS faça a sua primeira viagem até Marte em 2024 mas, para este sistema de transporte, Musk quer começar a construí-lo nos próximos seis meses. Resta esperar que o CEO da SpaceX partilhe novos planos em breve não só sobre este foguetão como também sobre este novo sistema.
[Notícia atualizada às 09:14]