A aplicação UnderLX surgiu depois da página, mas é agora a jóia da coroa deste projeto. Criado por Gabriel Maia, de 21 anos, este projeto, sem fins lucrativos, tem como objetivo “recolher uma série de informações sobre o estado atual e a evolução do serviço do Metro”, permitindo às pessoas “otimizar a sua utilização do Metro, contornando as falhas do serviço”, conforme explicou o jovem estudante numa entrevista mais extensa, que pode ler aqui.
Gabriel Maia, estudante do Mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, revela que a aplicação “acaba por ser mais relevante do que o site”, algo que se evidenciará ainda mais no futuro, com a implementação de “algumas funcionalidades online que ainda faltam na aplicação”.
Resta ainda a extensão da mesma a outras plataformas, dado que, para já, só existe para Android. “O desenvolvimento de aplicações para outras plataformas de smartphones, nomeadamente para o iPhone, é algo que continuamos a considerar, mas que neste momento não faz sentido explorar, porque a aplicação ainda não tem visibilidade suficiente no Android para justificar a expansão para mais plataformas”, esclareceu Gabriel Maia.
“As nossas páginas nas redes sociais também acabam por servir como uma forma de informar as pessoas não só sobre novidades do nosso projeto, mas também sobre alterações e novidades no serviço do Metro”, acrescentou.
De uma forma geral, as duas plataformas “mostram informações sobre o estado das linhas, diagramas de cada linha e informações sobre as estações (desde os horários dos átrios, às correspondências com linhas de autocarro, proximidade a postos GIRA ou parques de estacionamento, entre outras)”.