A Hyvia, uma joint venture formada entre a Renault e a Plug Power, apresentou o seu novo protótipo Renault Master Van H2-TECH, um veículo de zero emissões movido a hidrogénio.
É um grande comercial para o transporte de mercadorias e pacotes, com 12m3 de volume de carga e um alcance de até 500km, que estará disponível já no próximo ano. Vai satisfazer as necessidades das empresas, grandes contas, frotas e comunidades locais. O Master Van H2-TECH é equipado com uma pilha de combustível (fuel cell) de 30kW, uma bateria de 33kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (4 depósitos de 1,5 kg).
"Tenho muito orgulho nesta apresentação dos nossos primeiros protótipos a hidrogénio. A Hyvia propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos nossos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogénio. A Hyvia será capaz de implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais, para garantir uma mobilidade sem carbono. A Hyvia está a avançar rapidamente, reunindo os pontos fortes e as competências de dois líderes: o Grupo Renault e a Plug Power", afirmou David Holderbach, CEO da Hyvia.
Atestar o depósito pode demorar cinco minutos
Além do Renault Master Van H2-TECH, a Hyvia apresentou também a sua Estação de Abastecimento de Hidrogénio, onde em cinco minuto consegue, tal como num motor térmico, abastecer o seu veículo.
O hidrogénio fornecido será gerado no local, utilizando a eletrólise da água ou fornecido a granel, com recurso a semirreboques com tubos de hidrogénio. O sistema comprime o H2 em armazenamento, antes de o distribuir para o veículo quando necessário. Tudo sem qualquer perigo, a pensar na segurança de todos, conforme garanta a Hyvia.
Os postos de abastecimento de hidrogénio da Hyvia estarão disponíveis para compra, aluguer ou em leasing.