A Famel, passados praticamente oito anos do arranque do plano de revitalização da marca, vai finalmente sair da garagem com o seu protótipo apresentado em março, para o evento do Salão Automóvel Híbrido e Elétrico, a decorrer no Porto de 22 a 24 de outubro.
Aliar a herança do passado, à tecnologia do presente para a mobilidade do futuro. Esta é a principal missão que Joel Sousa, engenheiro automóvel, tem para a nova Famel, como re-founder da marca, 100% portuguesa. Nos últimos anos esta marca tem vindo a desenvolver o negócio, de forma incessante, mais recentemente através deste novo projeto, que tem como objetivo recuperar o mítico modelo XF-17, numa versão elétrica e mais bonita que nunca para a circulação em cidade.
“Vamos trazer a FAMEL de volta a Portugal! Ela é realmente uma mota linda que sabemos nunca ter saído do coração dos portugueses. Por isso, depois de 7 anos de trabalho de engenharia e design, a Famel está, finalmente, pronta para atrair para a garagem as pessoas que queiram recordar e aqueles que queiram conhecer este ícone nacional”, começou por dizer Joel Sousa.
“Estamos a falar de uma grande marca, mas ainda de um pequeno negócio que se queremos que se torne grande de novo precisa do apoio do povo português para chegarmos a uma produção anual mínima de 2000 unidades”, acrescentou o engenheiro de 35 anos.
Com a participação no evento do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, Joel Sousa pretende encontrar investidores estratégicos para o projeto, tal como dar notoriedade ao renascer da Famel.
“Precisamos de financiamento para levar este protótipo a um novo patamar, bem como para produzir e comercializar a E-XF. Temos já um crowdfunding a decorrer e a FAMEL precisa do apoio dos portugueses para voltar a ser grande”, concluiu.