O frio está aí e com ele temos de ter alguns cuidados especiais com os nossos automóveis. Fique, por isso, com algumas dicas que o podem deixar mais preparado para as baixas temperaturas.
Revisão feita - É importante que não descure a revisão, se a tiver de fazer e certifique-se que segue as recomendações do fabricante do óleo que tem no seu automóvel. Um óleo de motor limpo e eficiente é peça fundamental para não ter problemas com as baixas temperaturas.
Cuidado com a bateria - Com o frio, as baterias gastam, por tendência mais energia. Por essa razão evite deixar coisas eletrónicas ligadas, caso não tenha o motor a trabalhar.
Limpar os filtros do ar condicionado - Pode ser muita a sujidade que acumula durante todo o ano, principalmente com as saltas temperaturas. Ao ligar o ar quente, se tiver acumulado muita sujidade, pó, etc, o que vai fazer é espalhar toda a sujidade pela viatura.
Escovas do pára-brisas - Com o calor e com a exposição ao sol é normal que as escovas fiquem mais gastas. Verifique-as para saber se estão em boas condições para enfrentar o inverno.
Não abuse do motor assim que o liga - Se tiver tempo, deixe o carro trabalhar durante 20 ou 30 segundos se o frio estiver de cortar à faca. Faça-se à estrada, mas conduza de forma defensiva, sem ir às altas rotações, e todos os componentes do motor chegarão à temperatura ideal em minutos.