Joaquim Rodrigues Jr. venceu, esta terça-feira, a terceira etapa da edição número 44 do Rally Dakar. Nesta especial de 255 quilómetros, em Al Qaisumah, o piloto português da Hero Motorsports alcançou a sua primeira vitória e o primeiro triunfo da sua equipa numa etapa do Dakar, terminando a mesma com o tempo de 2h34m41s.
Num dos mais emotivos triunfos do Dakar, o cunhado do falecido piloto Paulo Gonçalves conseguiu terminar à frente de Toby Price (+1m03s) e Mason Klein (+1m14s).
Com esta vitória na 3.ª etapa, Joaquim Rodrigues é agora 17.º classificado à geral, estando a 37 minutos do líder Sam Sunderland, britânico da GasGas.
'J-Rod', como é conhecido, venceu assim a primeira etapa num Dakar, naquela que está a ser a sua sexta participação no rali mais duro do mundo.
Todos os resultados desta 3.ª etapa do Rally Dakar.
Recorde-se que depois de ter ultrapassado uma depressão, após a morte do piloto Paulo Gonçalves, seu cunhado e amigo, a 12 de janeiro de 2020, Joaquim Rodrigues voltou a participar no Dakar em 2021, terminando num belíssimo 11.º lugar à geral.
Numa emotiva entrevista ao Notícias ao Minuto, o português de 41 anos recordou todas as dificuldades que passou, mas salientou que precisava de se "superar" uma vez mais no Dakar. Pode recordar toda a entrevista, clicando aqui.
Parabéns, J-Rod!
Just Joaquim Rodriguez riding to victory in the dunes. 🤩#Dakar2022 pic.twitter.com/eRogwyPaS0
— DAKAR RALLY (@dakar) January 4, 2022
Stage 3
— DAKAR RALLY (@dakar) January 4, 2022
Joaquim Rodrigues claims the win! #Dakar2022 pic.twitter.com/iiAvFsT206