Todas as semanas, o Auto ao Minuto dará a conhecer qual foi o primeiro carro de personalidades ligadas às mais variadas áreas do desporto na mais recente rubrica: "O primeiro carro de...".
Fernando Madureira é a primeira personalidade que esta semana connosco desvendou qual foi o primeiro automóvel que conduziu.
O líder da claque do FC Porto, Super Dragões, contou-nos que o primeiro carro que conduziu foi um Citröen BX. No entanto, para este estar ao volante deste modelo bem conhecido da década de 80, Madureira... tinha de se esgueirar durante a noite.
"Era do meu pai e quando eu o apanhava a dormir roubava a chave e levava-o", começa por lembrar 'Macaco Líder', como é também conhecido.
Entre passeios noturnos e algumas voltas com o BX, chegou o dia em que Fernando Madureira foi 'apanhado'.
"Fui descoberto quando um dia o lugar onde o meu pai o tinha estacionado estava ocupado. Tive de o pôr noutro lugar", recordou.
Falando do Citröen BX, sabia que já passaram quase 40 anos desde o seu lançamento? A 16 de setembro, a marca francesa suspendeu uma caixa de madeira no último piso da Torre Eiffel, em Paris. Começou a descer e quando parou, no primeiro piso do emblemático monumento parisiense, conseguiu ler-se uma mensagem: "Aqui está o novo Citroën".
Foram 12 anos de produção até nos dizer adeus, em 1993. Entre 19 versões a gasolina e quatro a diesel, destacou-se o bloco de 16 válvulas com 160 cv de potência do GTi. No entanto, a motorização mais potente pertenceu ao BX 4TC, que debitava 203 cv.
A Citroën despediu-se dele após mais de dois milhões de unidades produzidas, 2.315.739 para sermos mais exatos.
Leia Também: O primeiro carro de Paulo Futre. "Esqueci-me que estava no FC Porto..."