Pode parecer estranho, mas é a verdade. A Nissan tem trabalhadores que a sua única função é avaliar os odores dos automóveis produzidos pela marca, e deu a conhecer Ryunosuke Ino, o chefe de equipa dos 'cheiradores' de carros. Sim, foi o nome nos veio primeiro à mente, mas o desígnio oficial é o 'Nose of Nissan', que em português se traduz para 'nariz da Nissan'.
Ryunosuke Ino lidera uma equipa de experts que durante três dias avaliam e aprovam os diferentes materiais do habitáculo, não deixando nada por... cheirar: bancos, encostos de cabeça, porta-luvas, palas de sol, tablier. Não há mesmo nada que fique com o cheiro por avaliar, segundo é dito no vídeo acima partilhado pela Nissan.
"O cheiro é um fator importante para uma experiência confortável dentro de um carro, e a Nissan é muito exigente nesse aspeto. Os passageiros geralmente sentem o cheiro da coisa mais próxima, por isso é importante que experimentemos de todos os bancos", afirmou Ryunosuke Ino.
Para a realização desta função, Ino explica também que é preciso alguma preparação.
"Na véspera do check-up, procuro não comer pratos com alho e alimentos com cheiro forte", contou. Além disto, a farda da Nissan que utiliza é limpa sem o uso de detergente para que fique neutro e não influencie as suas impressões.
Os testes são realizados em sessões que duram entre três a cinco minutos. Isto porque o olfato rapidamente habitua-se ao ambiente e perde a sensibilidade para distinguir cheiros com facilidade.