Todas as semanas, o Auto ao Minuto dará a conhecer qual foi o primeiro carro de personalidades ligadas às mais variadas áreas do desporto na mais recente rubrica: "O primeiro carro de...".
Fernando Aguiar, antigo futebolista que esteve três temporadas ligado ao Benfica e que agora é treinador, desvendou-nos esta semana qual foi o seu primeiro automóvel: um Datsun 240Z, de 1974, que hoje é um dos clássicos mais apreciados pelos aficionados de automóveis do passado.
Com um motor de seis cilindros com 2.3 litros de capacidade e 153 cv de potência, o Datsun 240Z proporcionou algumas histórias a Fernando Aguiar, em particular uma que o antigo jogador das águias ainda hoje não esquece.
“Antes de ser meu, foi dos meus pais", começou por recordar em exclusivo ao Auto ao Minuto.
"Um dia fui à garagem buscar o carro sem eles saberem… Tive a infelicidade de me armar perante os meus amigos e quando fiz uma curva bati com a jante no passeio. Claro que depois as coisas em casa não correram bem”, confessou Fernando Aguiar.
Com o nome de Fairlady S30 no Japão, noutros países era designado pela letra Z. O Datsun 240Z foi o primeiro automóvel desta série lançado pela Nissan, inspirado em desportivos britânicos como o Jaguar E-Type e o MGB.
Projetado em especial para o mercado norte-americano, o 240Z foi depois lançado durante a década de 70 noutras regiões e em Portugal também fez a delícia de muitos. Com uma velocidade máxima de 201 km/h, este modelo, equipado com caixa manual de cinco velocidades, era capaz de ir dos 0 aos 100 m/h em pouco mais de 8 segundos.
Leia Também: O primeiro carro de Filipe Albuquerque. "Vendi-o em 4.ª mão e ensinado"