São várias as empresas ligadas ao fabrico de pneus que estão a trabalhar no desenvolvimento de pneus sem ar. Mais ecológicos e práticos no diz que respeito à sua utilização, ainda não há nenhuma marca que tenha anunciado a sua comercialização.
Será a Bridgestone a primeira a fazê-lo? Em declarações exclusivas ao Auto ao Minuto, Armando Santos Lima, Operations Manager da fabricante japonesa em Portugal, deu-nos a conhecer o ponto de situação do pneu 'Air Free Concept'.
"Por enquanto, a Bridgestone continua a desenvolver o seu Air Free Concept para melhorar a capacidade de carga, o design ambiental e o desempenho da condução. As mais recentes melhorias no pneu Air Free Concept aproximam a Bridgestone de um pneu sem ar viável e comercialmente disponível", começou por nos dizer Armando Santos Lima.
"Com uma estrutura de raios única que corre ao longo do interior dos pneus que transportam o peso do veículo, não há necessidade de encher periodicamente os pneus com ar, o que significa que os pneus requerem menor manutenção. Ao mesmo tempo, as preocupações com os furos são eliminadas. Além disso, a estrutura dos raios é feita de resina termoplástica e, juntamente com a borracha do piso, os materiais utilizados nos pneus são recicláveis, contribuindo para a utilização eficiente dos recursos", explicou o 'Operations' Manager da Bridgestone em Portugal.
Ainda em fase de desenvolvimento, Armando Santos Lima revelou que a fabricante está ainda em busca de "níveis mais elevados de compatibilidade ambiental e segurança".
"Ao procurar uma resistência ao rolamento extremamente baixa e ao contribuir para a redução das emissões de CO2 através da utilização de tecnologias proprietárias, a Bridgestone acredita que podem ser alcançados níveis ainda mais elevados de compatibilidade ambiental e segurança. A Bridgestone continua este desenvolvimento tecnológico com o objetivo de alcançar um processo que maximize proactivamente a utilização cíclica dos recursos desde os pneus gastos até aos novos e a utilização de recursos recicláveis", concluiu.